Yoga | Mindfulness nas Escolas

AULAS YOGA PARA CRIANÇAS

Toda criança precisa, para um desenvolvimento harmonioso, de estímulos para seu amadurecimento psicomotor. O Yoga reúne técnicas que estruturam a percepção e a consciência que a criança tem de si mesma e do mundo. Levando, dessa forma, a uma adequação com o meio em que vive e com a sua própria vida. Os exercícios físicos estimulam o organismo ao equilíbrio e bem estar. Especificamente, os exercícios de respiração e relaxamento levam a um poder de atenção e concentração, facilitando na aprendizagem escolar e na aprendizagem de um modo geral.

YOGA COMO MÉTODO DE ESTRUTURAÇÃO PSICOMOTORA
1. Relação Corpo – Mente;
2. Estruturação Psicomotora:
• orientação espacial;
• posição no espaço;
• lateralidade e;
• esquema corporal.
3. Respiração e Psiquismo;
4. Estresse;
5. Relaxamento;
6. Memória;
7. Motivação;
8. Atenção;
9. Concentração.
A psicomotricidade é o controle mental sobre a expressão motora. Educa os movimentos, ao mesmo tempo que mobiliza as funções da inteligência. A psicomotricidade está associada à afetividade e personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente. Através da experiência sensorial com ele mesmo e com o meio e, mediante um sistema de relações, estabelece ligações que criam memórias e afetos. Henry Wallon também pesquisou a estreita ligação entre a maturação orgânica e a experiência neuromotora. E observou ainda, que o dinamismo motor é estreitamente ligado à atividade mental:

“Do ato motor à representação mental graduam-se todos os níveis de relação entre o organismo e o meio”. Ampliar o conceito de som universal, de contato com uma energia mais sutil através do canto do OM.

→ Objetivos:
No conteúdo da aula, além dos asanas, exercícios de respiração e relaxamento podemos incluir, numa aprendizagem através do movimento e percepção conscientes:
• a contação de histórias afins com os preceitos do Yoga, sua partilha e entendimento;
• as danças circulares que trabalham a atenção, concentração, tolerância e igualdade;
• a confecção de mandalas como referencial e expansão do centro individual e universal;
• as visualizações criativas como formas meditativas de desenvolvimento das funções mentais; os cânticos e os mudras;
• buscar o equilíbrio entre o corpo e a mente, jovens e crianças aprimoram aspectos como a concentração e a disciplina;
• aumentar a flexibilidade e coordenação motora;
• incentivar a concentração e reduzir o nível de estresse e melhorar a convivência com o meio ambiente;

→ Vantagens:
• Ao compartilhar as técnicas simples e adaptadas do Yoga, o professor pode inspirar seus alunos a desenvolver hábitos que lhes permitam assumir a responsabilidade em relação a seu bem-estar para o resto de suas vidas e aprimorar a força física e mental.
• Além de melhorar o bem-estar global, o Yoga ensina a concentrar-se, liberar a tensão e desenvolver qualidades como a compreensão e paciência.
• A prática ensina a desenvolver autocontrole, confiança e foco. Sua regularidade unifica os dois lados do cérebro, permitindo que a informação e o conhecimento penetrem no cérebro em níveis mais profundos.
• Exercícios em grupo melhoram o relacionamento entre o professor e o aluno, permitindo-lhes trabalhar de forma produtiva; e apreciar o processo de aprendizagem.

→ Serviços a serem prestados:
Aulas de Yoga para crianças. Sempre que possível, as turmas devem seguir as seguintes faixas etárias por agrupamento: crianças de 4 – 6 anos – 30 minutos / crianças de 7 – 10 anos – 45 minutos / crianças de 11 – 12 anos (púberes) – 45 minutos .

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MINDFULNESS: PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

→ O que é Mindfulness?
É prestar atenção no momento, aqui e agora, estar em contato com os nossos sentidos, e também nas sensações, foco na respiração, trazendo a atenção para o que surge a cada instante.

→ O que é tão bom no momento presente?
A mente vai para o futuro, passado e a gente se compara com os outros, na escola, em casa, a mente vaga o tempo todo, podemos treinar a mente para voltar ao momento presente, , convidar a mente pra voltar ao que acontece nesse momento agora, e agora. Momento presente com amorosidade e curiosidade.

→ Qual a proposta do trabalho de Mindfulness?
Ensinar as crianças de como prestar atenção, regular a atenção. Convite para sentir, permitir viver a experiência, abertura, olhar para si e desfrutar o que acontece , estar com a experiência como ela é, não é foco no treinamento de atenção, é atitude mindful – curiosidade, aceitação, não julgamento, mente de iniciante, compaixão, gentileza, braços abertos, a atenção é apenas um componente, perceber pra onde a atenção vai. Se tá difícil a experiência, note onde tá difícil respira onde tá. A aceitação é o ponto mais importante da prática, cultivar atitudes de abrir espaços. O trabalho de mindfulness é educativo, prestar a atenção momento a momento, mas não é a proposta final, é na observação que surge e some. Olhar para isso como se fosse a primeira vez.

Mindufulness = consciência, ver as coisas como elas são, investigação, observar o que tá presente, como são, é um conjunto de experiências de tudo que aparece, exatamente como é.
Mindufulness = vivenciando o que surge no presente momento com uma atitude de curiosidade e abertura, reconhecendo que tudo é impermanente, impessoal, e certamente imperfeito.

→ Habilidades de Mindfulness:
• Instigar pelo menos durante a condução dos exercícios, diante de um desconforto - podemos explorar com suavidade.

→ Benefícios para as crianças:
• Aumento da percepção pensamentos, emoções e sensações;
• Não agir no automático;
• Atitudes como: aceitação, compaixão, paciência e curiosidade;
• Observando agradável ou desagradável;
• Menor proporção nas reações nos ambientes e com as pessoas;

→ Atua diretamente: Amígdala cerebral / sistema límbico
Estudos vêm sendo desenvolvidos sobre Mindfulness, tem mostrados resultados no que diz respeito a alívio dos sintomas do transtorno de ansiedade geral, aumentando a conectividade entre a amígdala e o córtex pré-frontal, o que eleva a capacidade do paciente de regular as emoções.

As turmas são divididas nas seguintes faixas etárias: 5 a 7 anos / 8 a 11 / 12 a 14 / 15 a 17

Referência: (Vitor Friary – Mindfulness para crianças. Editora Sinopsys.)




→ VEJA TAMBÉM:
YOGA LABORAL - Trocando idéias - Blog Catavento

“toda criança precisa de Yoga, para um desenvolvimento harmonioso, de estímulos para seu amadurecimento psicomotor e o Yoga reúne técnicas que estruturam a percepção e a consciência que a criança tem de si mesma e do mundo.”

Confira Matéria Completa: "espacocatavento.com.br/mais-yoga/"

Dani Gatti Monteiro

Com o passar do tempo, o meu lado pessoal consequentemente foi se transformando e surgiu a necessidade de ampliar o autoconhecimento através da espiritualidade, da prática de Yoga, dos Pranayamas e da Meditação.

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