Respirar significa que estamos vivos! A boa respiração, assegura mais energia, maior resistência ao cansaço e, quando a noite chega, atingimos um sono mais profundo.
A respiração tem efeito direto sobre a condição mental, suas emoções e seu comportamento. Cada emoção, apresenta um ritmo respiratório diferente. Uma respiração profunda e ritmada, mostra satisfação, serenidade, estar presente. Uma respiração curta e rápida, mostra ansiedade, agitação, medo e insegurança.
Quanto melhor você respirar, aprendendo a modificar e comandar esse ritmo, conseguiremos deixar as emoções mais leves, nos permitindo percebe-las, e não evitá-las. As emoções são para serem sentidas, vividas e não evitadas. E mais fácil será concentrar-se, relaxar a aprender.
Pranayama: é o nome dado às técnicas de respiração, que são parte fundamental da prática do Yoga, seja para crianças, adolescentes ou adultos.
Prana: é Vida, é a energia vital do universo, presente em todas as formas de Vida. Uma espécie de eletricidade que traz vitalidade e saúde ao corpo e à mente. Quando os níveis de Prana estão altos, nos sentimos cheios de energia, dispostos, mas, se estão baixos, nos sentimos desanimados, cansados, e se ficam muito baixos adoecemos.
Yama: extensão, intensidade, propagação.
A prática de exercícios de respiração, é uma forma de equilibrarmos essa vitalidade do nosso Corpo e ter mais disposição para as atividades diárias. Equilibra o sistema nervoso, nos ajuda a acalmar, aquietar, perceber as emoções, traz concentração, saúde e bem-estar.
Vou fazer alguns posts ensinando exercícios simples de respiração, não só para as crianças, e os adolescentes, mas para toda família! Fica aqui a sugestão para praticarem juntos como um momento em família. Fique em uma posição sentada, pode apoiar as costas na parede ou sentado em uma cadeira, manter a coluna ereta, caso seja confortável feche os olhos, se não podem ficar abertos com o foco em um ponto a sua frente.
FONTES:
1- yoga para pais e filhos: um guia para a prática de yoga com crianças de todas as idades. Mark Singleton - editora Gente, 2004;
2 - site: yogaprobr Pedro Kupfer.