Para que se contribua para um processo de Vida saudável de envelhecimento é fundamental abandonar o sedentarismo, ou seja, temos que nos movimentar de alguma forma, sairmos de ciclo, casa-trabalho / trabalho-casa, sem se deixar de lado. O cuidado com seus hábitos, sua rotina, suas escolhas ao longo dos dias, torna-se parte integrante desse processo. Não só de exercícios físicos, mas também de outros hábitos, o sono, a alimentação, o relaxamento, a respiração, a meditação, que se somadas a essa rotina, se tornará mais prazerosa e com benefícios muito mais amplos.
Os exercícios vão diminuir a fadiga física e melhorar a atenção, aplicados no próprio local de trabalho, durante o expediente. Além de ser preventiva à ocorrência de lesão inflamatória, que desencadeia as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho), também diminui o número de acidentes no trabalho, pois recupera a atenção e produz sensação de bem-estar. É muito importante cuidar de quem cuida das crianças, que desta forma haverá uma melhor comunicação e integração, professor/aluno, professor/direção/coordenação.
A prática de Yoga trabalha igualmente força, flexibilidade e equilíbrio, acalma os pensamentos e emoções, melhora a criatividade e muito mais. As posturas do Yoga promovem uma purificação e permite a livre circulação do prana, energia vital do universo que nos mantém vivos, fortes, saudáveis e consequentemente uma série de outros benefícios de saúde física e mental. O corpo se torna forte, saudável e flexível.
Meditar não é cessar os pensamentos, meditar é estar com o corpo relaxado e a mente alerta. Após uma meditação a mente se torna mais leve e “refrescante”. Com a prática da meditação melhoramos: a memória, a capacidade de aprendizado, sentimento de felicidade, estabilidade emocional, vitalidade, rejuvenescimento, autodisciplina e sensação de paz.
Os exercícios respiratórios (Pranayamas) são uma ferramenta poderosa para aumentar a nossa energia vital, imunidade e longevidade. Segundo as antigas escrituras, a quantidade de prana é que determina o nosso tempo de Vida. A respiração é ponte que une o consciente ao inconsciente e o que mantem em contato com o momento presente. Então, dominar a respiração significa dominar a mente e as emoções.
→ VEJA TAMBÉM:
YOGA LABORAL - Trocando idéias - Blog Catavento
“O bem estar e a saúde dos profissionais é um dos pontos importantes em nossa estrutura”
Cláudia Costa, Diretora Pedagógica da Catavento.
Confira Matéria Completa:
"espacocatavento.com.br/yoga-laboral"