A palavra YOGA se refere à ação. Aquilo que deve ser feito para a conquista de um determinado fruto. É um sistema prático de autoconhecimento, e essa visão do Yoga, nos aponta para o fato de o que o conhecimento é aquilo que nos liberta dos condicionamentos impostos pela dualidade.
A prática de Asanas, pranayamas e meditação, pode nos trazer benefícios mais amplos do somente os efeitos psicofísicos, como dormir melhor, aumento da capacidade respiratória, diminuição da ansiedade, aquietação da mente e o bem-estar de uma maneira geral. Poder ser encarada como um momento de reflexão no qual aplicamos os valores e o ensinamento sobre aquilo que somos.
MEDITAÇÃO
Meditar não é cessar os pensamentos, meditar é estar com o corpo relaxado e a mente alerta. Após uma meditação a mente se torna mais leve e “refrescante”. Precisamos nos livrar tanto das toxinas acumuladas no corpo quanto limpar as impurezas impregnadas na nossa mente: medo, raiva, ansiedade, culpa, todas as emoções negativas que nos desequilibram e nos impedem de seguir o fluxo da Vida. Uma mente livre das emoções negativas auxilia na prevenção de doenças, acelera a recuperação física.
Meditar é também é uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento, autodesenvolvimento. Durante a meditação experimentamos o contato com o silencio que existe dentro de nós, que se perde na agitação do dia a dia, no excesso de estímulos visuais que temos acesso, celular, tablete e computador, etc... Com a prática da meditação melhoramos: a memória, a capacidade de aprendizado, sentimento de felicidade, estabilidade emocional, vitalidade, rejuvenescimento, autodisciplina e sensação de paz. Já existem muito estudos científicos que comprovam os benefícios da meditação.